Pesquisar este blog

segunda-feira, 30 de agosto de 2010


HISTÓRIA DAS PLANILHAS



Em 1978, um aluno da escola de administração da Universidade de Harvard (EUA), chamado Daniel Bricklin, percebeu em uma aula de controladoria que o professor gastava muito tempo fazendo cálculos em uma planilha de controle (na lousa). Daí surgiu a idéia de automatizar o processo.
Juntamente com seu colega e programador Robert Frankston, elaborou um programa (aplicativo) que simulava o quadro negro do professor. Tratava-se da primeira planilha eletrônica. Posteriormente fundaram a empresa VISICORP, e lançaram a planilha, que batizaram de VISICALC.
Naquela época (1980), os micros computadores eram caríssimos, e tinham poucas funcionalidades, e com A Visicalc, percebeu-se que os micros poderiam ser utilizados para assuntos práticos do cotidiano, o que acabou impulsionando a venda de micros.
Em 1983, a Lotus Corporation lançou um programa integrado, chamado LOTUS 1 2 3, que continha a planilha Lotus, que alem de gerar gráficos, tratava os dados como uma ferramenta de base de dados. Com isto desbancou a Visicalc. Por mais de uma década, a Lotus dominou o mercado de planilhas (e pacotes integrados).
Nos ANOS 80, existiam ainda no mercado, alem da lotus e Visicalc, mais 3 planilhas: Supercalc, (Multiplan e Quattro Pro).
Em 1990 a Microsoft lançou a sua planilha, o EXCEL, que viria a ser líder de mercado nos anos 90, desbancando as demais com o monopólio da Microsoft.

Um comentário: