Pesquisar este blog

terça-feira, 31 de agosto de 2010

Planilhas Eletrônicas: facilitando seu cotidiano

Como observamos nas postagens anteriores, planilha eletrônica é um aplicativo com linhas e colunas, um tipo de tabela, que fornece ferramentas para efetuar cálculos, criar gráficos, inserir imagens, filmes, criação de macros, dentre outras funções. Nos tempos atuais, as planilhas eletrônicas são essenciais para muitas atividades na sociedade e dominar suas ferramentas e necessário. O programa mais conhecido por grande parte da sociedade é o Excel.

As tabelas de custos são muito usadas por empresas, a facilidade das mesmas cria condições para qualquer individuo usá-la no controle de suas economias pessoais.

Reforçando, estão disponíveis alguns conceitos e dicas que Denys William Xavier escreveu em um de seus artigos sobre planilha eletrônica.

Pastas de trabalho

Os arquivos de planilha eletrônica são tratados como pastas de trabalho, por que em apenas um arquivo podemos ter várias planilhas.

Isso quer dizer que, se por acaso quisermos fazer um orçamento anual detalhado mês a mês, não é preciso abrir um novo arquivo a cada mês. Podemos usar apenas um arquivo (pasta de trabalho) com doze planilhas dentro, uma para cada mês. Isso traz uma maior praticidade, pois não precisamos abrir vários arquivos ao mesmo tempo, pois temos dentro de um único arquivo tudo que necessitamos mais abrangentemente.

Editando dados em células

Para inserirmos dados em uma célula, basta selecioná-la e digitar o dado necessário.

OBS.: Tudo que é digitado em uma célula, permanece na célula. Mesmo que o conteúdo seja maior que o tamanho da própria célula.

Para substituirmos os dados de uma célula, basta selecioná-la e digitar o dado novamente. Então, o dado anterior é excluído automaticamente, e no lugar fica o novo dado.

O processo de editar o conteúdo de uma célula é diferente de substituir. Quando substituímos, apagamos o dado anterior e inserimos um novo. Quando editamos, apenas modificamos alguns detalhes no conteúdo que já está digitado. Em ambos, Excel e Calc, podemos dar dois cliques na célula ou apertar a tecla F2 na parte superior esquerda do teclado.

Para reeditar um dado apertamos o backspace. Isso fará com que suma o dado e automaticamente entra na célula para ser editar.

Para apagar o dado de uma célula usamos o delete. O delete não apaga uma formatação, como por exemplo cor da célula, formato de dado, fonte, cor de fonte, etc.

Um comentário:

  1. Não li tudo, mas boa parte sim..deu pra rever alguns conceitos que havia esquecido. Valeu pelo post.

    ResponderExcluir