Pesquisar este blog

quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Como organizar seus livros em planilhas eletrônicas
                   
Ter sua coleçao de livros é super legal , mas quando você tem uma coleção de tamanho significante, fica difícil manter controle de tudo. Você quer compartilhar sua coleção com os amigos, fazer referência a alguns exemplares, ou até saber qual tem para poder vendê-las, como achar a revista certa quando quiser? Existem várias escolhas, como ComicBase, um exelente e fácil programa criado para colecionadores . Mas a maneira mais fácil provavelmente é organizar tudo em um programa de planilha eletrônica, como o Excel ou o OpenOffice.org Calc, que nós vamos usar neste artigo.

                      
Passo a passo crie a sua
  1. Organize os livros  em caixas por ordem alfabética. Ao invés de tentar manter as caixas em uma ordem alfabética como todas as revistas com A em uma caixa, B na outra, mantenha as revistas organizadas por tema. Não importa quais revistas estejam em cada caixa, o que importa é que os livros estejam em ordem alfabética dentro da caixa. Não embaralhe as revistas, pois o que vai ocorrer se tiver muitas revistas com B na caixa 3 e a caixa 4 tiver só C? criar uma caixa 3,5 para mais Bs? É muito mais difícil organizar a coleção desta maneira.
  2. Numere cada caixa de maneira visível na frente (não na tampa). Não importa quantas você tenha, ou o que está nelas, pois você vai usar a planilha para catalogar o conteúdo de cada uma depois.
  3. Crie uma planilha. Você vai precisar de 4 colunas: Título, Número do volume, Número da caixa, Comentários. Na tela, existe mais uma coluna para Número de cópias. Use uma linhapara o cabeçalho, e congele-a de modo a não tirá-la da tela - isto vai tornar mais fácil depois, quando a lista ficar grande demais.
  4. Transfira as informações de cada caixa para a planilha. Isto é bem direto. Pegue os livros de cada caixa uma a uma, e digite as informações na planilha. É útil usar uma folha de papel para ir anotando manualmente, e depois digitar tudo, a não ser que consiga um ajudante para ir ditando os dados. Devolva os livros  para a caixa em ordem alfabética; não se preocupe em ordenar a planilha ao inserir os dados, pois o programa fará isto por você depois. Acesse os dados. De agora em diante, você vai ser capaz de organizar sua coleção facilmente do modo que quiser, e pode ordenar por título, por núnmero de caixa, etc. Aqui mostraremos como fazer no Excel - você fai ir além do simples ordenar de A a Z deste modo. Selecione a coluna de título, e escolha DADOS nas ferramentas acima, e ORDENAR. O Excel vai lhe dizer que há dados ao lado da seleção que não estão ordenados, e irá lhe perguntar o que fazer. Escolha expandir a seleção e clique em ordenar novamente.
    • Vai lhe perguntar como ordenar - vai aparecer uma janela que vai dizer ordenar em, e um campo com um pequeno drop-down, como na imagem. devem estar todas marcadas como ascendente para ordem. se criou um cabeçalho, marque a caixa correspondente, ou se não tiver um, deixe-a desmarcada.
    • Depois da primeira vez, vai sempre ficar deste modo. Agora pode clicar em OK - todas as revistas estão agora em ordem alfabética na planilha, e o programa lhe dirá em que caixa elas estão. é uma solução bem fácil, tanto em termos de dinheiro (quase todos com computador têm planilhas eletrônicas) e tempo, porque quem quer começar a mudar os livros da caixa sete para abrir espaço na caixa 2? Se coleciona livros você sabe do que  estou falando
  • Um comentário:

    1. Prático, simples e Fácil.É assim que temos que trabalhar e procurar fazer uma boa organização no ambiente de trabalho.Beijos.

      ResponderExcluir