Pesquisar este blog

domingo, 12 de setembro de 2010

Falando sobre o Calc

Aí vai mais uma informação: o OpenOffice 2.0.1, pacote de software livre similar ao Microsoft Office, vem com programas que promete as mesmas funcionalidades sem cobrar nada. E o Calc é o software referente às planilhas eletrônicas.


Além da gratuidade, principal atrativo dos programas do pacote, chama atenção a usabilidade para quem está acostumado com o Excel e a compatibilidade com o formato .xls, da Microsoft, utilizado pela maioria para trocar planilhas eletrônicas.

Saiba alguns prós e contras do Calc em relação ao Excel

Prós

As vantagens do Calc em relação ao Excel são parecidas. É que parte delas reside no fato de o programa ser um software livre, isto é, desenvolvido por um grupo de pessoas e disponível para distribuição e aprimoramento do código de programação.

1) Gratuidade - o pacote OpenOffice.org pode ser distribuído e copiado gratuitamente. Para quem não quer desembolsar mais de R$ 350 pelo pacote da Microsoft, nem usar cópias piratas, pode ser um bom negócio.

2) Compatibilidade - a versão 2.0.1 do Calc apresentou várias melhorias de compatibilidade em relação à anterior. Assim como o Excel, o programa tem agora 65.536 colunas (na versão 1.0, eram 32.000), o que elimina problemas em trabalhos grandes.

3) PDF - se você apenas deseja enviar o resultado final de sua planilha eletrônica (como os gráficos que fez, ou as tabelas que construiu), salvar no formato PDF pode ser uma boa opção. A pessoa que receber o arquivo não poderá alterar os valores da planilha, mas poderá imprimi-la. O Calc salva diretamente nesse formato, bastante utilizado para a visualização de documentos.

4) Funções já conhecidas - maior, média, soma e mais de outras 300 funções presentes no Excel estão no Calc, com a mesma sintaxe (estrutura) e inclusive o mesmo nome. Isso facilita bastante o trabalho na hora de migrar de um software para o outro.

Contras

1) Mais pesado - O Calc apresenta uma pequena, mas perceptível, diferença no tempo para abrir planilhas e ser carregado. Enquanto o Excel usa cerca de 24 MBytes de memória para rodar, o Calc utiliza cerca de 30 MBytes.

2) Problemas com macros - muitas planilhas em Excel utilizam alguns recursos como macros programadas em VBA, que não funcionam no Calc. Pode ser um problema para quem, por exemplo, tem um arquivo feito em Excel no computador da empresa e tenta abri-lo em casa, no Calc. Além das macros, alguns gráficos mais complexos feitos em Excel também não rodam no Calc.

Disponível em : <http://tecnologia.uol.com.br/especiais/ultnot/2005/12/23/ult2888u129.jhtm.>

Nenhum comentário:

Postar um comentário