Pesquisar este blog

segunda-feira, 6 de setembro de 2010

Linux tem programas para todas as funções do dia-a-dia
Apesar de ainda não possuir aplicativos para funções muito específicas —como edição profissional de áudio ou vídeo, por exemplo—, o Linux tem ótimas opções de programas para usar no dia-a-dia. Seja usando aplicativos que vêm com a distribuição que você escolheu, ou baixando softs gratuitos, há opções com recursos avançados para tarefas como edição de textos, cálculos em planilhas, apresentações gráficas, acesso à Internet, gravação de CDs e DVDs, bate-papo ou mesmo edição gráfica.
Um dos representantes mais famosos desse time é o OpenOffice.org. Compatível com o pacote de aplicativos de escritório Office, da Microsoft, ele pode ser baixado gratuitamente no site www.openoffice.org. A suíte de aplicativos compreende ferramentas como o Writer, para edição de texto —equivalente ao Word— e o Calc, que corresponde ao Excel.
Ambos têm os recursos semelhantes àqueles oferecidos pelos programas da Microsoft. Inclusive a interface desses aplicativos lembram bastante as ferramentas proprietárias da empresa de Bill Gates.O Writer é simples de usar e permite a criação de memorandos, textos extensos, diagramas e índices. Exatamente como acontece no Word. O software também conta com um dicionário que corrige o texto à medida que o usuário o digita. Também da mesma forma como acontece no Word, você pode configurar o seu aplicativo de e-mail para utilizar o Writer como editor de texto.
Outro aplicativo do OpenOffice que vale a pena experimentar é o Calc, para quem costuma lidar com planilhas eletrônicas.
Ambos os aplicativos podem ser salvos em formatos nos quais os usuários dos programas da Microsoft poderão ler e editar. Entre os programas incluídos no OpenOffice.org estão editores de textos, planilhas, apresentações banco de dados, além de softwares para a criação de documentos HTML.
A suíte também traz facilidades como templates, bancos de imagens, recursos de colaboração e permite a criação de macros. Exatamente como o Office, da Microsoft.
Planilhas
Outra alternativa de aplicativos de produtividade é a suíte de ferramentas KOffice (www.koffice.org), que vem com a interface gráfica KDE do Linux.O KSpread, software de planilhas eletrônicas, é capaz de importar arquivos não apenas no formato do Excel, da Microsoft, mas também do Calc, do OpenOffice.org, entre outros. A exemplo desses dois aplicativos, o KSpread também permite a criação de diversas planilhas em um mesmo arquivo, a inclusão de cabeçalho e rodapé e comentários. As células nas planilhas do KSpread também podem ser formatadas uma a uma, exatamente como no Excel.

Nenhum comentário:

Postar um comentário