Pesquisar este blog

quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Como validar CPFs

Descrição
Nesta planilha especial, você encontra um método de validação de CPFs para utilizar na sua empresa. O CPF é um documento importante na realização de certas operações, e por vezes é requerido como identificação complementar.
Em um número de CPF, os dois últimos algarismos (após o traço) são dígitos verificadores. Estes algarismos são obtidos a partir de determinado método envolvendo os nove dígitos restantes. Podemos, portanto, verificar se um CPF é válido ou não, evitando erros de digitação e dificultando fraudes.
Na planilha a seguir, o recurso de formatação condicional é utilizado para pintar de uma cor diferenciada as linhas onde o CPF é inválido. A verificação do CPF é feita através de uma macro que devolve VERDADEIRO ou FALSO dependendo do CPF fornecido ser válido ou não. Confira a planilha para conhecer o código VBA envolvido e o processo de formatação condicional. Tente alterar um dos CPFs válidos!
Pré-requisitos
Macros e VBA
Formatação condicional utilizando fórmula
Download
Caso não consiga abrir os arquivos, clique nos links com o botão direito do mouse e escolha "salvar como".
Baixe a planilha para praticar.


Disponivel:http://www.expresstraining.com.br/?page=article&id=300
Express Training – Gabriel Reina

Um comentário:

  1. É complicado trabalhar com números de registros documentais pelo método digital, pois, não transmite confiança essas redes; mas deve ser fácil esse mecanismo de cadastro e interessante, novidades sempre serão bem vindas para o enriquecimento do ser humano.

    ResponderExcluir