Pesquisar este blog

terça-feira, 19 de outubro de 2010

Construir gráficos usando o Microsoft Graph

Este artigo foi adaptado do livro Microsoft Office System Inside Out , de Michael J. Young e Michael Halvorson.

Usando o programa Microsoft Graph, você pode inserir gráficos em documentos do Office. O Graph tem suporte a vários tipos de gráficos e é uma alternativa ao uso dos gráficos do Excel.

A maneira mais rápida de criar um gráfico com o programa Graph é usar uma tabela do Word (depois você pode mover o gráfico para outro aplicativo do Office). Para isso

Crie uma tabela em um documento do Word, digite nesta tabela os dados desejados para o gráfico e, em seguida, selecione toda a tabela. (Uma maneira fácil de selecionar toda a tabela é posicionar o ponto de inserção dentro da tabela e, no menu Tabela, apontar para Selecionar e clicar em Tabela.) Eis um exemplo.

No menu Inserir, aponte para Imagem e clique em Gráfico. Se a opção Gráfico não estiver disponível, você terá de instalar o Microsoft Graph.

Se o Microsoft Office foi instalado originalmente através de um servidor de arquivos da rede ou de uma pasta compartilhada, você deverá instalar o Microsoft Graph do mesmo local. Se o Office foi instalado por meio de um CD-ROM, você deverá instalar o Microsoft Graph pelo disco.

  1. Saia de todos os programas.
  2. Siga um destes procedimentos:
    • Se você estiver usando o Microsoft Windows 2000, clique duas vezes no ícone Adicionar/Remover Programas no Painel de Controle.
    • Se você estiver usando o Microsoft Windows XP, clique em Adicionar ou Remover Programas no Painel de Controle.
  3. Na caixa Programas Instalados, clique na lista do Microsoft Office ou no programa individual do Office, conforme tenha sido a instalação do programa (como parte do Office ou individualmente), e clique em Alterar.
  4. Na tela Opções do Modo de Manutenção, clique em Adicionar ou Remover Recursos e, em seguida, clique em Avançar.
  5. Se a tela de Instalação Personalizada for exibida, marque a caixa de seleção Escolha a personalização avançada de aplicativos e clique em Avançar.
  6. Na lista de recursos para instalação, clique no indicador de expansão (+) próximo a Ferramentas do Office.
  7. Clique na seta próxima a Microsoft Graph e, em seguida, clique em Executar de Meu Computador.
  8. Clique em Atualizar.
  9. Reinicie o programa do Office que você estava usando.

O Graph incorporará imediatamente um gráfico no documento que contém os dados da tabela do Word. O Graph também exibirá uma planilha com os dados do gráfico. A planilha contém os mesmos dados da tabela original do Word que você selecionou. Se você desejar alterar os valores plotados no gráfico, deverá editar os números na planilha, não os números na tabela original.

  1. Você pode fazer modificações no gráfico usando os comandos de menu e os botões da barra de ferramentas do programa Graph. Você pode acessar informações on-line detalhadas sobre o uso dos comandos do Graph clicando na Ajuda do Microsoft Graph, no menu Ajuda, ou pressionando F1.
  2. Para alterar o tamanho ou as proporções do gráfico, arraste as alças de redimensionamento exibidas em torno do objeto gráfico incorporado.
  3. Quando terminar de modificar o gráfico, clique no documento do Word, fora do gráfico e da planilha. A planilha, os comandos de menu e os botões da barra de ferramentas do programa Graph desaparecerão e o gráfico estará incorporado no documento.

Observações

  • Os botões da barra de ferramentas e os comandos de menu do programa Graph estão disponíveis (intercalados com os comandos do Word) sempre que o gráfico do Graph estiver aberto em modo de edição (é aberto nesse modo quando você o insere pela primeira vez). Se você clicar fora do gráfico, sairá do modo de edição — para retornar a ele, clique duas vezes sobre o gráfico.
  • A tabela e o gráfico não estão vinculados entre si. Uma vez inserido o gráfico, uma cópia dos dados da tabela no documento do Word é armazenada de modo independente com o objeto gráfico incorporado. Alterar os dados na tabela não afetará o gráfico; você pode até excluir a tabela do Word, se desejar.
  • Se desejar modificar o gráfico depois, simplesmente clique duas vezes no objeto gráfico incorporado. Os comandos do Graph reaparecerão e você poderá alterar as características do gráfico. Se a planilha não estiver visível e você precisar alterar os números exibidos no gráfico, você pode reexibi-la. No menu Exibir, clique em Planilha ou clique no botão Exibir Planilhaimagem do botão na barra de ferramentas do Graph.
  • Se desejar exibir o gráfico dentro de outro documento do Office (por exemplo, em uma apresentação do PowerPoint), selecione o objeto Gráfico, corte ou copie-o e, em seguida, cole-o no outro documento.
  • É possível modificar a aparência do gráfico usando a barra de ferramentas Imagem ou a guia Imagem da caixa de diálogo Formatar Objeto. Se a barra de ferramentas Imagem não estiver visível, você poderá reexibi-la apontando para Barra de Ferramentas, no menu Exibir, e clicando em Imagem.
  • Se você incorporou um novo gráfico do Graph em outro programa que não o Word (escolhendo o comando Objeto, no menu Inserir do programa, e selecionando Gráfico do Microsoft Graph), ou se você o incorporou em um documento do Word sem primeiro selecionar uma tabela contendo os dados do gráfico, o Graph criará uma amostra de gráfico com dados de exemplo. Você terá de digitar os dados reais, bem como os títulos de linha e coluna, célula por célula, na planilha do Graph.

Também é possível importar dados de uma pasta de trabalho do Excel, ou de outro arquivo, para a planilha. Para importar os dados, certifique-se de que o objeto do Graph esteja ativo e, no menu Editar, clique em Importar Arquivo e selecione o arquivo na caixa de diálogo Importar Dados.


Nenhum comentário:

Postar um comentário