Pesquisar este blog

domingo, 10 de outubro de 2010

Função

Funções são operadores de fórmula, semelhantes à adição, subtração, multiplicação, etc., mas são capazes de desenvolver tarefas ainda mais complexas. Elas equivalem às teclas especiais de função nas calculadoras sofisticadas. Assim como muitas calculadoras têm botões que calculam raízes quadradas, logaritmos e valores presentes, o Excel tem diversas funções que efetuam esses cálculos e muito mais.

Analisando um exemplo de função, temos em uma planilha vários números digitados em células diferentes, e desejamos calcular a média aritmética entre esses números. Sem utilizar uma função, você deveria calcular da seguinte maneira:

=(A1+A2+A3+A4+A5+A6+A7+A8+A9+A10+A11+A12+A13+A14)/1 4

A função para calcular a média aritmética evita erros de digitação e agiliza a construção da fórmula.

=MÉDIA(A1:A14)


SINTAXE DAS FUNÇÕES

As funções de planilha possuem dois elementos: o nome da função e o argumento. Os nomes das funções são termos descritivos, como SOMA e MÉDIA, que identificam a operação que você quer efetuar. Os argumentos indicam sobre que valores ou células você quer que a função atue. Por exemplo:

=SOMA(A1:A4)

SOMA é o nome da função e A1:A4 é o argumento. Essa função totaliza os números contidos nas células A1, A2, A3 e A4.

O sinal de igualdade no início da função indica que a inserção é uma fórmula. Ele é obrigatório para que a função calcule o que se deseja.

O argumento deve sempre ser colocado entre parênteses. O parêntese esquerdo marca o início do argumento da função. Esse delimitador precisa aparecer imediatamente após o nome da função, sem nenhum espaço. Se você digitar um espaço ou qualquer outro caractere entre o nome da função e o parêntese, verá a mensagem de alerta, "Erro na fórmula", ao pressionar a tecla ENTER.

Normalmente, você usa mais de um argumento em uma função; os argumentos são separados por pontos-e-vírgulas. No exemplo seguinte, a função indica que o Excel deve totalizar os números contidos nas células A1, A2 e A3.

=SOMA(Al;A2;A3)

Para indicar uma faixa de células, utilizamos os dois pontos ":". Isso é o mesmo que pronunciar a palavra "até". No exemplo seguinte, queremos somar os valores das células A10 até A15.

=SOMA(A10:A15)

Nos exemplos apresentados até aqui, todos os argumentos foram referências de células. Você também pode usar números literais, textos, nomes de intervalos, etc. como argumentos de funções.

Os argumentos de uma função podem ser números literais. No exemplo seguinte, a função totaliza os números 500, 400 e 700.

=SOMA(500;400;700)

Você pode usar outras funções como argumento. No exemplo seguinte, as funções SEN(A1) e COS(A2) são argumentos da função SOMA.

=SOMA(S EN(A1) ;COS(A2))

É possível misturar tipos de argumento em uma função. No exemplo seguinte, a fórmula utiliza números e referências de células.

=MÉDIA(A1;A5;4;5*6)

Algumas funções não têm argumentos. É o caso da função Pl, que normalmente é utilizada como argumento de outra função.






pessoal.educacional.com.br/

Um comentário:

  1. Muito bom Mary...
    Sua postagem sobre funções, foi ótima!
    Você demostrou de uma forma simples e inteligente as duas maneiras de se obter a média de um intervalo de células. E a diferença de se usar ":" (dois ponto) e ";" (Ponto e vírgula).
    Continue assim, postando coisas inteligentes.

    ResponderExcluir