Pesquisar este blog

terça-feira, 12 de outubro de 2010

Macros: como são criadas e sua segurança


Como as macros são criadas?

Em muitos programas do Office, você pode criar uma macro gravando uma série de ações ou escrevendo a macro.

Gravar uma macro

Gravar uma macro é quase tão simples quanto ligar ou desligar um gravador de fita. Quando você usa o gravador de macros, uma macro é escrita automaticamente para você com base nas ações que você executa. No Office, é possível gravar macros no Word, Excel, PowerPoint, Visio e Project.
Por exemplo, vamos examinar uma gravação de macro para a primeira tarefa mencionada no início deste artigo — a reformatação de várias tabelas em um longo documento do Word. Você pode aplicar um estilo de tabela para realizar boa parte da formatação da tabela, mas talvez também precise aplicar formatação que não pode fazer parte de um estilo, como as larguras das tabelas ou a altura das linhas na tabela.
Para gravar essa macro, coloque o ponto de inserção na primeira tabela a ser formatada e siga este procedimento:
  • No menu Ferramentas, clique em Macro e em Gravar Nova Macro.
  • Na caixa de diálogo Gravar Macro, mostrada aqui, você pode nomear a macro, atribui-la a uma barra de ferramentas ou atalho de teclado para facilitar o acesso, personalizar o local em que a macro é salva e adicionar uma descrição da macro para referência posterior. Ou, se preferir, você pode ignorar todas essas etapas por enquanto e apenas clicar em OK para começar a gravação. 
  • Você pode renomear o nome numérico atribuído automaticamente à sua macro. Os nomes de macro também podem incluir letras e números, mas não podem ter espaços.
  • Por padrão, as novas macros gravadas são salvas no modelo global chamado Normal.dot. Você também pode salvar a macro no documento ou modelo ativo, ou em outro modelo personalizado.
  • É possível atribuir uma macro para que esteja disponível em uma barra de ferramentas ou através de um atalho de teclado. Se ignorar esta parte, você poderá fazer essas atribuições a qualquer momento depois de criar a macro.
 A descrição inclui a data e o nome do usuário que está gravando a macro. Você pode editar essa descrição conforme necessário.
Depois de clicar em OK, uma pequena barra de ferramentas é aberta contendo dois botões, Parar Gravação ou Pausar Gravação.
  • Execute cada etapa necessária para formatar a tabela. Por exemplo, você poderia aplicar um estilo de tabela, definir sua largura como sendo 50% da largura disponível na página, selecionar a tabela e depois remover as configurações de altura de linha de todas as linhas da tabela. Ao terminar de aplicar todas as formatações que serão iguais em todas as tabelas a serem formatadas, clique no botão Parar Gravação.
  • Você agora pode clicar em qualquer tabela no documento e executar essa macro para repetir automaticamente todas as ações executadas na primeira tabela.
Observação     Se você não tiver atribuído a macro a uma barra de ferramentas ou um atalho de teclado, poderá acessá-la através da caixa de diálogo Macros. Para isso, no menu Ferramentas, clique em Macro e, em seguida, clique em Macros. Selecione sua macro na lista de nomes de macro e clique em Executar

E sobre a segurança de macros?

É fato que, enquanto a maioria das macros é inofensiva e útil, macros são um problema de segurança importante. Quando criadas com intenções malignas, as macros podem conter código destrutivo que causa danos aos seus documentos ou ao sistema.
Para proteger seu sistema e seus arquivos, não habilite macros de fontes desconhecidas. Para ter a opção de habilitar ou desabilitar as macros, mas ainda ter acesso a quaisquer macros que você deseje usar, defina o nível de segurança de macro nos programas do Office como Médio. Isso proporcionará a você a opção de habilitar ou desabilitar as macros sempre que abrir um arquivo que contenha uma macro, mas permitirá que execute quaisquer macros que desejar.
Para definir a segurança de macro em qualquer programa do Office que ofereça macros do VBA, no menu Ferramentas, clique em Macro e em Segurança. Selecione o nível de segurança preferido e clique em OK. Observe que não é recomendável definir o nível de segurança como Baixo.

Excel

As macros são muito populares no Excel porque podem ampliar enormemente a funcionalidade que você usa sempre. As macros do Excel podem ser usadas para tudo desde a automação de tarefas comuns à criação de funções personalizadas.


Parte do artigo "Macros desmistificadas: o que são e por que usá-las"
Por Stephanie Krieger, especialista em produção de documentos.
Edições do Microsoft Office System 2003  

Nenhum comentário:

Postar um comentário