Pesquisar este blog

quarta-feira, 20 de outubro de 2010

MS Excel nas empresas

É uma poderosa ferramenta, para a qual devemos direcionar um extremo cuidado na definição de sua importância para as empresas, devido a sua complexa e abrangente aplicação. Isto, porque ele pode ser aplicado inconvenientemente aos reais interesses da empresa, apresentando análises e resultados distorcidos devido a uma má elaboração.
Isto nos alerta que é extremamente importante o estabelecimento dos padrões e conceitos de cálculos e construção dos relatórios, com a participação efetiva de todos os gestores envolvidos e que os utilizam para analisar e demonstrar os resultados da gestão.
Este alerta não é exclusivo somente a quem lança mão dos materiais de análise gerados em Excel, estende-se também a todos os outros existentes, mesmo os que são originais e integrantes dos sistemas de controles operacionais. Pois, é normal encontrarmos relatórios apresentando resultados distorcidos devido à condução manipulada de sua elaboração.
APLICABILIDADE
ara muitos, aquele quadriculado indefinido é até mesmo chato de se tratar ou interagir, porém a aplicação média dessa ferramenta do MS Office nas estruturas empresariais, em relação as suas totais necessidades de sistemas de controles operacionais e de análises de gestão está na ordem de 60%, e são tantas que listamos abaixo algumas de suma importância:
É o Excel que apresenta as melhores condições para se elaborar as ferramentas Estratégicas de importância inigualável para o Planejamento das estruturas (ver as sugestões de sistemas de planejamento que apresentamos.), que proporcionam inclusive extrema versatilidade para simular expansão das atividades. Pois, a sua flexibilidade e abrangência no tocante a vínculos, ferramentas de análises e gráficos, aliados a aplicação de funções múltiplas, estão muito a frente dos similares principalmente no quanto à operação e diversificação da oferta de funções e formatações importante na construção visual dos materiais;
Posso garantir que é a melhor ferramenta de simulação e desenvolvimento de sistemas para controles operacionais, pois detém o melhor custo relativo, simula todas as funções de banco de dados, relatórios, pesquisas, entre outros. Porém, jamais como solução definitiva, pois não disponibiliza agilidade, nível de segurança exigido e adequado para tanto, é um aplicativo muito pesado que exige muito dos equipamentos no tocante a memória e velocidade de processador;
Interage adequadamente com os Sistemas de Controles Operacionais agilizando todos os procedimentos de análise. Pois, a necessidade de se analisar com maior abrangência a gestão das atividades e seguimentos, é de primeira grandeza para os gestores que as dirigem;
Muitas vezes é possível estabelecer e aplicar novos parâmetros a serem analisados às informações compiladas pela operação, mesmo que estes não sejam contemplados pelo sistema que as controlam.
Nos trabalhos de organização das rotinas e procedimentos das atividades é de primeira importância. Pois, a sua aplicação gera agilidade e qualidade.
Atingir os resultados desejados em qualquer trabalho exige que se aplique a plenitude do profissionalismo, todo trabalho tem necessariamente seu custo adequado a sua importância, a análise do "custo x benefício" neste caso será sempre favorável ao profissional que domina adequadamente os pontos que convergem a: gestão e administração das operações e suas análises.

Um comentário:

  1. Artigo ótimo, principalmente para pessoas como eu que trabalham diariamente com o Excel. Seria bom se vocês postassem algo sobre Links entre células de diferentes planilhas e arquivos, pois é algo muito importante na minha opinião, ou seja, como evitar a quebra de links, segurança dos links e etc. Fica a sugestão. Obrigado

    ResponderExcluir