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domingo, 17 de outubro de 2010

Os elementos básicos de uma planilha são:

Célula

Célula o elemento básico, primordial em uma planilha; é identificado como sendo a
interseção entre dois vetores (linha X coluna). É aqui que colocaremos valores, referências e
formatos.

Valores

Um valor pode representar um dado numérico ou textual entrado pelo usuário ou pode ser
resultado de uma fórmula ou função (nativa ou do usuário).

Fórmulas

A fórmula pode ser pensada como uma instrução dada ao computador para calcular um
resultado tendo como critério células, faixa de células, resultados aritméticos, referência a
outras planilhas, etc. A fórmula é a parte inteligente da planilha; sem as fórmulas a planilha
se torna um amontoado de texto e números, sem que o software possa resolver qualquer
solução ou algoritmo sobre estes dados. Normalmente, para vermos a fórmula de
determinada célula e não o seu resultado é necessário que a célula em questão tenha o foco.
Veremos, deste modo, o seu “algoritmo” na Barra de Fórmulas e o seu conteúdo na própria
célula. A fórmula “=B2 & '@meusite.com.br' anexaria o resultado de B2 ao conteúdo fixo
'@meusite.com.br'; imagine que a coluna B contenha nomes de pessoas. Vê-se que a
fórmula não só calcula como concatena texto, se assim instruído.

Funções

As funções agregam muitos recursos ao software de planilhas. Se se considera que um
software como o BrOffice.org – Calc contém muitas funções nativas e o usuário é livre para
implementar as suas próprias funções, há de se imaginar como sendo quase ilimitado o
poder do usuário em estender a funcionalidade da planilha eletrônica. Exemplo de
função
nativa é a função SE, que contém a seguinte sintaxe: =SE(“Condição a Ser
Testada”;Valor_Então;Valor_Senão). Decodificando, se a “Condição a Ser Testada” for
verdadeira, aloque na célula atual o primeiro valor (Valor_Então); caso contrário, aloque o
segundo valor da função (Valor_Senão).

Referências
A referência pode apontar para uma célula, uma faixa de células que esteja[m] na planilha
atual, em outra folha de cálculo (no caso, aba) na mesma planilha ou em um documento
“on-line”, por exemplo.
=C2, por exemplo, aponta para a célula C2 na mesma planilha; =Turma_10.B6 aponta para
o conteúdo de B6 na folha de Cálculo (aba) Turma_10 na mesma planilha ou Workbook;
='file:///media/curso/cursoBrOffice/plan/controle.clientes.ods'#$PlanDados.D35.
a fórmula acima aponta para uma planilha em /media/curso/cursoBrOffice/plan/, planilha
esta que tem o nome controle.clientes.ods; observe aqui o delimitador do nome da planilha
(não do arquivo completo, e sim da aba), que é o cerquilha (#); por fim, temos o indicado de
endereço absoluto ($) e o nome da Aba ou planilha (PlanDados) e a célula com o conteúdo
a recuperar (D35, delimitado por ponto (.)).

Um comentário:

  1. Ei pessoal, modifiquem minhas permissões para ADMINISTRADOR ao invés de coautor, para facilitar a avaliação..

    Bons ventos,

    R

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