Pesquisar este blog

terça-feira, 5 de outubro de 2010

Planilhas eletrônicas como ferramentas de apoio à decisão

De acordo com Power (2003), as planilhas eram usadas em forma de papel por contadores para organizar em linhas e colunas os dados sobre transações de uma empresa. Dados sobre custos, renda, impostos, e outros, eram relacionados em uma única folha de papel para um gerente examinar e tomar decisões.
Com o avanço da computação, as planilhas tornaram-se eletrônicas, sendo a VisiCalc a primeira a ser comercializada. Após alguns anos, surgiu a planilha Lotus 1-2-3, com recursos mais avançados e finalmente entre 1984 e 1985, a Microsoft lança a planilha Excel, que se consolida até hoje como a mais utilizada pelo mercado por possuir sofisticados recursos, ser amigável e altamente integrada aos demais aplicativos existentes.
De acordo com pesquisa realizada pelo Sebrae (2003), sobre a informatização nas pequenas empresas do estado de São Paulo, a planilha eletrônica, sobretudo o Microsoft Excel (Excel), tem um grau de utilização na ordem de 70% entre os softwares mais utilizados por estas empresas, estando na frente inclusive de sistemas de gestão empresarial. No entanto, muitas destas empresas não utilizam alguns recursos do Excel, os quais, quando são aliados a algumas atividades, se tornam uma ferramenta simples para o apoio gerencial e decisório, de baixo custo e aderente à realidade das pequenas empresas.

Informações encontradas no arquivo do XXIV Encontro Nac. de Eng. de Produção - Florianópolis, SC, Brasil, 03 a 05 de nov de 2004.

3 comentários:

  1. O Excel é uma ferramenta muito útil, essencialmente pensada pra esse auxílio na tomada de decisões. De vez em quando recorro aos gráficos e fórmulas, a usabilidade deste aplicativo é ponto positivo pra Microsoft.

    Marcella Guerreiro

    ResponderExcluir
  2. È muito legal ver como os processos ocorrem antes as planilhas eram feitas manualmente sem o recurso de uma máquina avançada como o computador.BOA postagem Pricila.

    ResponderExcluir
  3. obrigada meninas, é bom mesmo ter o auxílio das planilhas eletrônicas na hora de decições, imagina na aula de estatística... rsrs...

    ResponderExcluir